segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Depois de inúmeros protestos, lutas e mortes, foi instaurado, em 1975, o Dia Internacional da Mulher.

Os protestos contra as más condições de trabalho e baixos salários, que começaram lá por 1857, só vieram as ser reconhecidos, pela ONU, em 1975! Quase 120 anos de luta por reconhecimento oficial. Houve outros dias das mulheres, mas oficialmente mesmo, só depois de tanto tempo.
Hoje deveríamos lembrar do sofrimento de mulheres guerreiras que sempre lutaram para que vivêssemos em melhores condições, não só trabalhistas, mas morais.
Hoje não é dia de ganharmos flores e presentinhos, e elevarmos os lucros de floriculturas, restaurantes, motéis. Hoje deveria ser dia de elevarmos nossa consciência de que ser mulher não implica somente em ser genitora. Sermos parabenizadas por colocarmos homens no mundo é de uma idiotice gritante.
Ontem um cara me parabenizou por isso: "Se não fossem as mulheres, nós não estaríamos aqui". Como se o único papel da mulher fosse parir.
Mulherem trabalham em todos os turnos. Mulheres cuidam de casa, dos filhos, dos maridos também. Mulheres votam, mulheres impulsionam a economia, mulheres escrevem, pintam, lêem. Mulheres lutam sempre, diariamente, independente de ser por salário, por dignidade, por amor...
Que venha o dia em que nós mesmas reconheçamos nossa existência como parte fundamental de uma sociedade igualitária, justa e digna. O dia em que nos uniremos em favor de ideais e não nos contentaremos apenas com flores e recados "meigos" em um único dia no ano.
Links provavelmente úteis (tem mais um montão por aí):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
http://www.overmundo.com.br/overblog/as-mulheres-no-poder
http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1653449-papel-da-mulher-na-sociedade/
http://www.partes.com.br/ed43/cultura.asp
http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Um comentário:

Elam disse...

Mais doque um dia especial as mulheres eu gostei doque li No twitter na msm dia. Dizia que alem de comemorar que o dia servisse de conscientização tambem para a sociedade!